domingo, 31 de janeiro de 2016

Amofinado

propinquada ad net

Assalto

 

Assistir a um assalto por esticão e nada fazer, é feio. O mínimo que gostaria que nessa situação fizessem por mim seria que gritassem: AGARRA QUE É LADRÃO! Se por acaso estivesse presente uma "autoridade" muito chateado ficaria se a dita assobiasse olhando para o lado. 
As pessoas mais vulneráveis são potencialmente vítimas de roubos e de vigarices, sendo portanto as a quem a sociedade mais atenção deve dedicar, prevenindo para não ter que agir.

 

A salto

 

De trouxa contendo farnel e umas parcas ferramentas, rumaram às franças fugindo como ratos no rasto dos passadores, os primeiros emigrantes! Para trás nada deixavam porque saudade, recordações e coração não se descartam. Se a coisa corria bem, passada uma linha que não viam, acolhidos num bidonville trocavam-se os "és" pelos "is" e agora emiprodutos começavam a contar os anos de voltar às berças, enquanto iam erguendo casas ou esfregando escadas que lhes davam os francos. Os francos subtraídos à boca e a casa decente, transmutados em escudos, lá pariam na aldeia maisons reprovadas e ridicularizadas pelos seus conterrâneos que mais gostariam de impressionar; as suas Vanessas e Marlenes deixavam os primos Zés e Toinos de cabeça à roda, naqueles pic-nics ricos em vinho, sardinha e bifana, tudo à fartazana. Quando vem o fim do verão, les derniers bisous,enquanto no toca cassetes da nova bagnole soa, adequadamente, Les Chats Sauvages...

Foram muitos anos a virar frangos, com a vida a sorrir. Calculo que de cada gota de suor tivessem obtido um cêntimo. Acham muito mas cuidado que o frio abunda... Cêntimo a cêntimo o imigrante enche o mealheiro que bem gerido, com a ajuda de um simpático gestor de conta, dará mais lucro seguro que ovo de Mofina Mendes. O que ninguém está à espera é de que com boas trancas nas portas para evitar a esperteza alheia, os golpistas de punhos e colarinho branco estejam já portas dentro...

Quem trabalhou uma vida inteira aforrando para a velhice e, seduzido por insuspeitos funcionários das instituições, aderiu a produtos interessantes em retorno e seguros, seguríssimos,tenha ficado de tanga é obra feia!

O que sentirão os ex - heróis do equilíbrio das divisas, sobre a autoridade reguladora que assobiou olhando para o lado? O que pensarão  do que quando orgulhosamente diziam aos camaradas: “Eu cá trabalho, nunca fiz uma manife! Como lembrarão os senhores que entre palmadinhas nas costas e entrega de um autocolante, com voz doce lhe diziam  -Conto consigo… morderão a língua se porventura tiverem retorquido: -Temos que ser uns p´ós outros, Sr. Doutor.

O desafogo e soberbas próprias provocam invejas alheias mas isso não pode impedir que gritemos: agarrem os Banif boys, agarrem os BES boys, agarrem os que assobiam pó lado!

ACUDAM QUE SÃO LADRÕES

 

Vou-me à feira de Trancoso
logo nome de Jesu
e farei dinheiro grosso.
Do que este azeite render
comprarei ovos de pata
que é a cousa mais barata
que eu de lá posso trazer.
E estes ovos chocarão
cada ovo dará um pato
e cada pato um tostão
que passará de um milhão
e meo a vender barato.
Casarei rica e honrada
per estes ovos de pata
e o dia que for casada
sairei ataviada
com um brial de escarlata.
E diante o desposado
que me estará namorando
virei de dentro bailando
assi desta arte bailado
esta cantiga cantando.


Estas cousas diz Mofina Mendes com o pote de azeite à cabeça, e andando enlevada no bailo cai-lhe

  



Sem comentários: